SISTEMA DE ENSINO

O SISTEMA DE ENSINO POSITIVO é uma sólida proposta pedagógica com soluções educacionais integradas, aliando inovação tecnológica e respeito às potencialidades individuais do aluno e do professor.

O Sistema contempla desde a Educação Infantil até os cursos preparatórios para o Ensino Superior, sendo utilizado em nosso Colégio na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Atualmente o SISTEMA DE ENSINO POSITIVO, é utilizado por 2100 instituições de ensino que são criteriosamente selecionadas, distribuídas pelo Brasil e Japão, abrangendo 530 mil alunos. Números estes que resultam de 37 anos de experiência do GRUPO POSITIVO em sala de aula.

EDUCAÇÃO INFANTIL

A proposta do Sistema de Ensino Positivo para Educação Infantil, está comprometida com diversos âmbitos de aprendizagens das crianças deste nível de ensino. Assim, o fio articulador desta construção pedagógica foi a pergunta: Como criar condições para aprender? Com esse eixo de reflexão, os materiais didáticos mostram a preocupação com a diversidade de aprendizagem dos seus alunos.

Em cada situação didática criada, consideramos a relação das crianças com a escola como instituição, a relação com o brincar e o aprender.

As finalidades da Educação Infantil, apontam para uma visão de conjunto em que experiências significativas de aprendizagem e desenvolvimento precisam relacionar conhecimento, auto estima, inserção e exploração de diferentes contextos. Nesse processo, a interação da criança precisa da mediação da linguagem oral e escrita, da linguagem das artes, da matemática, das linguagens que expressam o conhecimento de mundo, para que aprendam a representar a realidade e a comunicar-se consigo, com o outro e com o mundo.

apostilas2017

ENSINO FUNDAMENTAL

As formas e estilos de ensinar e aprender propostos no conjunto de materiais do Sistema de Ensino Positivo, favorecem a motivação, colocando os alunos diante de propostas de ação e reflexão com as quais são instigados a perguntar e a resolver situações problema.

É referência educativa para o Sistema de Ensino Positivo a função deste nível de ensino: dinamizar o desenvolvimento dos alunos por meio de um conjunto de saberes e formas culturais.

O que se revela nesses posicionamentos é a idéia de uma formação cidadã em que os alunos criam cultura, compartilhando as produções cientificas, técnicas e artísticas próprias do mundo em que estão imersos.

Para o Colégio B.A. São Bernardo a criança naturalmente é dotada de sensibilidade e inteligência capazes de conduzi-la a desenvolver, cada vez mais de forma independente, as suas capacidades de percepção e suas limitações.

Para nós o papel do educador  não pode e não deve ser “transmissor do conhecimento”, mas sim “intermediário, estimulador” na busca do conhecimento.

Consideramos fundamental para a criança na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, estabelecer um vínculo afetivo e utilizar diferentes linguagens (corporal, oral, escrita, música, artes). Para despertar a confiança do aluno e para que ele possa descobrir e conhecer progressivamente suas potencialidades.

Para nossa escola a aprendizagem e o desenvolvimento devem estar sempre relacionados com a liberdade de se expressar, de questionar, solucionar problemas e neste caminho alcançar uma consciência crítica e um aprendizado significativo.

Acreditamos que a vida humana está em constante “enriquecimento”, cada momento do tempo contém mais do que havia em momentos anteriores, assim classificamos o desenvolvimento, como uma das categorias existenciais humana.

Para o Colégio B.A. São Bernardo a Educação Infantil será o alicerce de um desenvolvimento integral e sadio da criança e o Ensino Fundamental I a base educacional do futuro jovem. Portanto nossa concepção sobre o ensino vai além da transmissão de conhecimento, nosso objetivo é educar por inteiro, priorizando os aspectos cognitivo, físico e psicológico.

Através desta concepção de ensino, a proposta do Sistema de Ensino Positivo atende todos os nossos objetivos e está de acordo com a filosofia do Colégio B.A. São Bernardo.

Apostilas 4º Ano Apostilas 5º Ano

Apostilas 6º Ano Apostilas 7º Ano

PORTAL POSITIVO

Os alunos utilizam notebooks na INFORMÁTICA e através do “Portal Positivo” todos tem a oportunidade de complementar o conteúdo pedagógico apresentado em sala de aula. Os pais recebem um cartão com logim e senha a qual possibilitada estarem em constante interação com o que os alunos estão apreendendo.

► Para entrar no portal positivo clique aqui